O papa Francisco foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral, segundo comunicado do Vaticano, que classificou o quadro de saúde como complexo. O pontífice está internado desde o último dia 14 e toda a agenda dele está cancelada porque não há previsão de alta.
A pneumonia bilateral afeta os dois pulmões e acontece quando a capacidade respiratória fica mais comprometida. Há risco de outros órgãos serem afetados, inclusive a própria consciência do paciente.
“Exames laboratoriais, radiografias de tórax e as condições clínicas do Santo Padre continuam apresentando um quadro complexo. A infecção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e exigiu o uso de antibioticoterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, diz o boletim médico do Hospital Policlínica Gemelli, em Roma.
No entanto, o comunicado confirma que o papa argentino está consciente e de bom humor. Francisco perdeu parte do pulmão direito aos 21 anos, quando contraiu uma grave pneumonia somada a três cistos. Tal situação requer ainda mais cuidado sobre a saúde do religioso.