O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou na terça-feira, 18, que o governo do estado pretende deslocar os usuários de drogas da Cracolândia, que habitam no centro de São Paulo, para o bairro Bom Retiro. A intenção é colocar essas pessoas em áreas mais distantes das áreas comerciais e residenciais.
A declaração foi dada durante o lançamento do programa UniversalizaSP, no Palácio dos Bandeirantes. Segundo Tarcísio, essa realocação os deixaria mais próximos do Complexo Prates, espaço da prefeitura que atende a população em situação de rua. No local, há um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps) e uma unidade da Assistência Médica Ambulatorial (AMA).
O governador falou da importância da ação, mas que não sabe se terá resultado. “A gente quer levar essas pessoas para o Complexo Prates. Lá, eu tenho uma AMA, lá eu tenho um Caps e consigo deixá-los um pouco mais afastados da área residencial e da área comercial. Vamos ver se a estratégia vai dar certo. Vai dar certo? Não sei.”
Tarcísio disse ainda que a região da Cracolândia vai contar com um batalhão da Polícia Militar a partir de fevereiro de 2024, para que as áreas desocupadas não recebam novamente os usuários de drogas.
A Cracolândia é uma questão incômoda para o poder público de SP. Nos últimos anos, aumentou a tensão e violência no centro da cidade e moradores esperam uma solução para o problema.