Nova pesquisa Ipsos-Ipec questionou os eleitores para saber se Lula merece ser reeleito em 2026. Mais da metade, 56%, disseram que não, ante 40% que afirmaram sim, e 4% não sabem ou não responderam. O petista também lidera no quesito rejeição: 44% dizem que não votariam nele. A rejeição é 11 pontos superior à de Flávio Bolsonaro (PL), que registra 35%.
O levantamento também mostra que 49% consideram negativo o fato de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não poder sair como candidato a presidente nas eleições de 2026, enquanto 40% acham isso positivo. Outro dado que chama atenção é que 40% avaliam o governo Lula como ruim ou péssimo, contra 30% como ótimo ou bom.
O Ipsos-Ipec também questionou como o brasileiro avalia a maneira de Lula governar: 52% desaprovam o trabalho, enquanto 42% aprovam. Não sabem ou não responderam somam 6%.
Foram ouvidas 2 mil pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 8 de dezembro em 131 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança atinge 95%.












