O senador Fabiano Contarato (PT-ES) foi eleito presidente da CPI que vai investigar o crime organizado. A comissão irá apurar a estruturação, expansão e funcionamento das milícias e facções. Nas redes sociais, o parlamentar destacou os 27 anos de experiência como delegado e afirmou que o combate ao crime organizado deve ser prioridade.
“Assumo a missão de presidir a CPI do Crime Organizado com humildade e com um compromisso inegociável: investigar com independência, transparência e coragem. Será uma comissão para ir até o topo da cadeia criminosa, para identificar e responsabilizar não apenas os executores, mas também os líderes, financiadores e cúmplices que lucram com a violência e a corrupção.”
O colegiado será composto por 11 senadores titulares e sete suplentes que terão o prazo de 120 dias para apurar a atuação, a expansão e o funcionamento das organizações criminosas. Alessandro Vieira (MDB-SE) será o relator. Caberá aos senadores investigar o modo de agir dessas quadrilhas, as condições de instalação e desenvolvimento em cada região.
Fonte: Agência Brasil.








