Dom Adair José Guimarães, bispo de Formosa (Goiás), solicitou em oração que Nossa Senhora Aparecida proteja o Brasil do comunismo. A invocação foi feita durante o Desperta Brasil 2025, realizado nesta sexta-feira (31) no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em seu pedido, o religioso mencionou a necessidade de bênçãos contra fome, guerra, doença e o comunismo, reforçando a dimensão espiritual do evento diante o momento político atual.
O Desperta Brasil 2025 reuniu milhares de fiéis católicos e lideranças religiosas, como Frei Gilson, conhecido por sua ampla influência nas redes sociais. Além das orações, a programação incluiu pregações e apresentações de bandas católicas, atraindo grande público e ingressos esgotados. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi procurada, mas optou por não se manifestar sobre o teor político da bênção.
Dom Adair tem forte presença digital, com mais de 300 mil inscritos em seu canal no YouTube e 100 mil seguidores no Instagram. Não é a primeira vez que ele faz menções ao comunismo: em outubro do ano passado, criticou o Governo Lula (PT), afirmando falta de liberdade e de democracia no país, e defendeu réus do 8 de janeiro ao mencionar “milhares de pessoas [que] sofrem com processos sem direito ao contraditório”. Desta vez a fala foi diferente mas com teor político: “Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, venha sobre vós a bênção que nos impeça de ter fome, guerra, doença e o comunismo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém”, disse o líder católico.