Após dias de tensão no Oriente Médio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (23) um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã. A trégua poderá ter início em seis horas, após a conclusão de operações militares em andamento, e durará inicialmente 12 horas, o Irã nega. “Na 24ª hora, o FIM OFICIAL DA GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo”, escreveu Trump em sua rede Truth Social, comemorando o fim do conflito que, segundo ele, “poderia ter durado anos”.
A mudança no curso da guerra aconteceu após a entrada direta dos EUA, que bombardearam três instalações nucleares iranianas no sábado (21). Entre os alvos atingidos estava o complexo de Fordow, principal centro de enriquecimento de urânio do regime de Teerã. “Concluímos nosso ataque muito bem-sucedido às três instalações nucleares do Irã”, declarou Trump, confirmando que todas as aeronaves norte-americanas retornaram em segurança após a missão.
Horas antes do acordo, o Irã lançou um ataque simbólico contra uma base dos EUA no Qatar, mas alertou com antecedência, evitando vítimas — sinal de que o país não desejava escalar a guerra. Trump ironizou a ação chamando-a de “muito fraca” e agradeceu pelo aviso. A trégua foi negada pelo chanceler iraniano que está sendo mediada pelo Catar, buscando encerrar a chamada “guerra de 12 dias” com um movimento estratégico que neutralizou parte crítica do programa nuclear iraniano.









