Trump chama Putin de “louco” após bombardeio a Ucrânia que matou várias crianças

Redação 011
2 Min
Trump anuncia que assumirá controle de Gaza e realocará palestinos em países árabes
foto: Official White House Photo by Joyce N. Boghosian

Em resposta ao maior ataque aéreo russo contra a Ucrânia nos últimos três anos, o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou neste domingo (27) que o ditador russo Vladimir Putin “ficou completamente louco”. Em publicação na rede Truth Social, Trump declarou que “Putin está matando muita gente desnecessariamente, e não estou falando apenas de soldados”, e se disse surpreso com a escalada de violência, ocorrida pouco após uma conversa telefônica entre os dois líderes. Ao mesmo tempo, Trump reconheceu a crítica do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que acusou o “silêncio da América” de estimular os ataques russos.

Embora tenha reafirmado críticas ao comportamento de Zelensky, Trump destacou que está reconsiderando a imposição de novas sanções contra Moscou. Segundo ele, sua posição anterior de evitar sanções visava preservar a chance de um cessar-fogo, mas o recente bombardeio alterou o cenário. Trump revelou que está em conversas com líderes europeus e com os próprios chefes de Estado da Rússia e da Ucrânia, buscando uma solução para o conflito. “Estamos conversando, e ele [Putin] está disparando foguetes contra Kiev e outras cidades”, disse Trump a repórteres.

O Kremlin reagiu à fala de Trump com cautela, atribuindo os comentários a uma possível “sobrecarga emocional”, mas reconheceu seu papel nos esforços de negociação. “Somos realmente gratos aos americanos e ao presidente Trump pessoalmente por sua ajuda na organização e no lançamento deste processo de negociação”, afirmou o porta-voz Dmitry Peskov. Apesar das tratativas, a ofensiva russa segue intensa: ao menos 12 civis, entre eles três crianças, morreram nos ataques do fim de semana, segundo autoridades ucranianas.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.