Donald Trump avança para impor tarifas de 50% sobre os produtos da União Europeia já a partir de 1º de junho. O presidente dos Estados Unidos deixou claro que a negociação com o bloco tem sido complicada. Se a medida se concretizar, será mais uma etapa da guerra comercial travada pela atual gestão da Casa Branca.
“A União Europeia, formada com o propósito principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio, tem sido muito difícil de lidar. Barreiras comerciais, impostos, penalidades corporativas ridículas, barreiras comerciais, manipulações monetárias, processos injustos e injustificados contra empresas americanas. Nossas discussões com eles não estão levando a lugar nenhum”, postou Trump em sua rede, a Truth Social.
Em abril, os EUA impuseram uma taxação recíproca de 20% sobre os produtos da UE, mas recuaram após uma rodada de negociação. Mas foram mantidas as tarifas sobre aço, alumínio e peças de automóveis e estão prometendo ação semelhante em produtos farmacêuticos, semicondutores e outros bens.
Os europeus estudam retaliar novamente caso essa nova ameaça seja cumprida.