A União Europeia anunciou uma paralisação de três meses nas tarifas contra os Estados Unidos. A decisão veio após um recuo de Donald Trump, que decidiu baixar o tom e reduzir temporariamente as tarifas para a maioria dos países afetados.
“Queremos dar uma chance às negociações. Enquanto finalizamos a adoção das contramedidas da UE que tiveram forte apoio de nossos Estados-membros, nós as colocaremos em espera por 90 dias”, disse a presidente do bloco, Ursula Von der Leyen, na rede social X.
Havia uma decisão da UE de adotar contratarifas sobre cerca de 21 bilhões de euros de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira (15). Seria uma resposta às tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio. Mas os europeus ainda avaliam uma resposta às tarifas de automóveis dos EUA e às taxas mais amplas de 10% ainda em vigor.
O bloco deveria adotar contratarifas sobre cerca de 21 bilhões de euros de importações dos EUA a partir da próxima terça-feira, em resposta às tarifas de 25% de Trump sobre aço e alumínio. Mas a UE continua avaliando como responder às tarifas de automóveis dos EUA e às taxas mais amplas de 10% ainda em vigor.
A decisão da Casa Branca de reduzir a taxação internacional trouxe alívio para os mercados e abriu uma chance de negociação.