Donald Trump tomou posse como 47º presidente dos Estados Unidos. Após a cerimônia com todos os ritos da constituição norte-americana, veio o aguardado primeiro discurso. O republicano fez questão de reforçar que o país mais poderoso do mundo voltou ao caminho certo.
“A partir de hoje, nosso país florescerá e será respeitado novamente e em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações e não permitiremos mais que nos aproveitem durante todos os dias da administração Trump. Colocarei muito simplesmente a América em primeiro lugar. Nossa soberania será recuperada, a nossa segurança será restaurada. A balança da justiça será reequilibrada. A cruel, violenta e injusta instrumentalização do Departamento de Justiça e do nosso governo terminará”, disse Trump.
Além de Joe Biden, Barack Obama também esteve presente, além de Javier Milei, presidente da Argentina, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália. O Brasil foi representado por uma comitiva, incluindo Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e parlamentares da Direita.
“Sonharemos com ousadia e nada ficará no nosso caminho, porque somos americanos. O futuro é nosso e a nossa era de ouro apenas começou. Obrigado. Deus abençoe a América. Obrigado a todos. Obrigado”, concluiu o republicano, aplaudido de pé.