O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta terça-feira (22), que o candidato da direita à Presidência da República em 2026 será o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante um almoço de apoio à reeleição do prefeito Ricardo Nunes (MDB), Tarcísio reafirmou a candidatura de Bolsonaro, mesmo após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que declarou o ex-mandatário inelegível até 2030. “O candidato a presidente é Bolsonaro”, afirmou o governador.
Apesar de sua inelegibilidade, Bolsonaro reforçou que considera a decisão do TSE uma perseguição política e não pretende abrir mão de ser visto como o líder da direita nas próximas eleições. “O nome é Messias”, disse ele ao ser questionado sobre sua posição como candidato, numa clara referência ao seu nome do meio. Ele também aproveitou para criticar o governo Lula (PT), afirmando que o petista não conseguiu formar lideranças políticas relevantes, em contraste com sua própria trajetória.
A inelegibilidade de Bolsonaro decorre de sua condenação por suposto abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação em eventos como o Bicentenário da Independência em 2022. Ainda assim, o ex-presidente se mostrou confiante em sua influência política, e a participação dele no evento foi bem recebida pela militância, segundo Tarcísio. “A militância está muito animada, e eu estou sentindo isso na rua, acho que ajudou sim”, afirmou o governador, destacando o impacto positivo da presença de Bolsonaro na campanha de Nunes.