A avaliação positiva do Governo Lula caiu para 37,4% de acordo com a pesquisa CNT. O resultado aponta uma redução de mais de 5 pontos percentuais em relação ao último levantamento, em janeiro. O levantamento mostra que 24,8% dos entrevistados consideram a gestão petista boa e outros 12,6%, ótima.
30,6% dos entrevistados avaliam o governo como regular. Outros 30,5% afirmam que a gestão petista é ruim ou péssima. Não sabem ou não responderam são 1,5%. A avaliação de Lula também teve redução do último estudo para este. Atualmente, 50,7% da população aprovam o presidente. O índice era de 55% no início do ano.
A CNT também levou a pesquisa para temas de embate entre União e Congresso. Por exemplo: 77,4% afirmam que as saidinhas devem ser proibidas. Contra 19,8% dos que dizem que devem ser mantidas, pois incentiva o detento ao bom comportamento. O Projeto de Lei que restringe a saída temporária de presos, em datas comemorativas, foi aprovado pela Câmara – mas parte foi vetada por Lula.
A pesquisa ocorreu com 2.002 pessoas entre os dias 1º a 5 de maio de 2024. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.