A desaprovação da gestão de Luís Inácio Lula da Silva continua subindo, de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Ipec. Cerca de 46% dos brasileiros avaliaram a gestão da inflação como “ruim ou péssima”, refletindo a preocupação generalizada com a alta frequente nos preços dos alimentos e situação econômica do país.
Além disso, áreas críticas como segurança pública e saúde também receberam avaliações negativas de 42% dos entrevistados, evidenciando a falta de ações com questões fundamentais. A fuga de detentos em presídios de segurança máxima mostram problemas com a segurança pública, bem como um surto de dengue, levantaram sérias dúvidas sobre a competência de Nísia Trindade à frente Ministério da Saúde em lidar com emergências de saúde pública. O país enfrenta a pior epidemia de dengue da história.
A área da educação foi a única dentre as 8 áreas avaliadas que recebeu mais avaliações positivas do que negativas, 38% de avaliação boa ou ótima, contra 31% de ruim ou péssima. Outros 28% consideram o trabalho na área como regular. Questões como falta de infraestrutura escolar, desigualdade de acesso à educação e baixo desempenho acadêmico continuam a ser fontes de preocupação para muitos brasileiros
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 8 de abril, com duas mil pessoas de 129 municípios e divulgada neste domingo (21). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.