O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou duramente os democratas após a apreensão de um avião utilizado por Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, pelo governo norte-americano. Em sua rede Truth Social, Trump chamou os líderes democratas de “estúpidos” e ironizou o fato de que Maduro poderia facilmente adquirir uma nova aeronave com o dinheiro obtido através da venda de petróleo para os EUA. “QUE ESTÚPIDOS SÃO NOSSOS ‘LÍDERES’! SOMOS O ESCÁRNIO DO MUNDO INTEIRO!!!”, escreveu Trump em tom de protesto.
A apreensão do avião, um Dassault Falcon 900EX, foi anunciada pelo governo de Joe Biden na segunda-feira (2) e ocorreu na República Dominicana, com a transferência subsequente da aeronave para a Flórida. O Departamento de Justiça dos EUA afirmou que a aeronave foi adquirida ilegalmente por US$ 13 milhões através de uma empresa de fachada ligada ao governo venezuelano. Este é mais um capítulo da crescente tensão entre os EUA e a Venezuela, que vem se agravando desde as eleições venezuelanas de 28 de julho, contestadas pelos norte-americanos.
Em uma entrevista recente com Elon Musk, Trump sugeriu sarcasticamente que poderia visitar a Venezuela caso o resultado das próximas eleições presidenciais nos EUA não lhe fosse favorável. “Se algo acontecer com essas eleições, nos encontraremos da próxima vez na Venezuela, porque será um lugar muito mais seguro do que nosso país”, afirmou o ex-presidente, reforçando suas críticas à atual administração democrata e à política migratória dos EUA.