Segundo fontes próximas ao governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), ele já decidiu deixar o partido para ingressar no Partido Liberal (PL), atendendo a um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão, descrita como “afetiva”, tem também o objetivo de melhorar a relação do partido com o Judiciário, especialmente com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), onde Tarcisio busca ‘acalmar as tensões’ entre o partido de Valdemar da Costa Neto e o Supremo. As informações são da CNN.
Interlocutores do governador afirmam que ele vê o PL como um potencial grande para a direita e deseja construir uma base de mobilização eleitoral organizada e institucionalizada. Apesar das desconfianças iniciais em relação ao partido e seu presidente, Tarcisio acredita que essas questões foram superadas. A mudança de partido ainda não tem um timing definido, mas o governador está inclinado a realizar a troca em breve, apesar de não possuir grandes divergências com o Republicanos.
De acordo com informações apuradas pela emissora, Tarcisio permanece no Republicanos por enquanto, mas a mudança para o PL pode ocorrer em breve. O governador busca fortalecer o partido como uma força política expressiva da direita no Brasil, aproveitando a influência obtida graças a Jair Bolsonaro, mas buscando uma maior institucionalização e distanciamento das polêmicas enfrentadas pelo partido e seu presidente.