O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no inquérito que apurou a suposta tentativa de golpe de Estado. Essa foi a primeira manifestação pública dele após as críticas feitas ao Judiciário durante as manifestações do feriado de 7 de Setembro.
“Se não se pode transigir com a impunidade, também não se pode desprezar o princípio da presunção da inocência, condenando sem provas. O resultado do julgamento, infelizmente, já era conhecido. Bolsonaro e os demais estão sendo vítimas de uma sentença injusta e com penas desproporcionais. A história se encarregará de desmontar as narrativas e a justiça ainda prevalecerá. Força, presidente. Seguiremos ao seu lado!”, postou o político em suas redes sociais.
Para a próxima semana, parlamentares de oposição na Câmara esperam contar com a presença do governador de São Paulo, em Brasília, para tentar destravar a análise de uma proposta que perdoa os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Tarcísio inclusive deve se encontrar novamente com o presidente da Casa, Hugo Motta, também de seu partido.