Polícia Federal monta cela especial antes de julgamento de Bolsonaro no STF

Redação 011
2 Min
Bolsonaro contesta narrativa de golpe e sai do STF de 'cabeça erguida'
foto: Fellipe Sampaio/STF

A Polícia Federal estruturou uma cela especial na Superintendência do Distrito Federal para eventual prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), antes mesmo do início do julgamento no Supremo Tribunal Federal. O espaço, montado há mais de três meses, conta com cama, banheiro privativo, mesa de trabalho e televisão, e segue o modelo utilizado anteriormente para outros ex-presidentes. A medida ocorre em meio à expectativa pelo julgamento da ação penal que investiga suposta tentativa de golpe de Estado.

O julgamento, previsto para começar em 2 de setembro, foi cuidadosamente desenhado pelos ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, com o objetivo de evitar qualquer pedido de vista que possa adiar a conclusão do processo. Segundo informações, os magistrados condensaram o cronograma em dez dias e disponibilizaram previamente aos demais ministros todos os documentos e provas reunidos na investigação. A estratégia busca garantir que o julgamento ocorra ainda em 2025, sem interrupções pelo recesso do STF.

A cela preparada pela PF pode ser usada por outras autoridades, mas foi destacada como possível local de custódia para o ex-presidente, caso o STF determine prisão em regime fechado. A corporação também avalia alternativas como batalhões militares ou unidades da Polícia Militar do DF. Bolsonaro foi indiciado por suposta coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito. A PF também aponta atuação conjunta com Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em ações voltadas a provocar sanções internacionais contra o Brasil.

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.