Em 2023, o Paraná se destacou como líder nacional em crescimento econômico, com um aumento de 7,75%, três vezes superior à média nacional. Essa conquista ressalta um contraste com o desempenho abaixo da média de estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará. O governo estadual enfatizou não apenas o crescimento econômico, mas também a conquista do maior número de empregos na história, além de investimentos em infraestrutura, evidenciando uma gestão eficiente que estimula o ambiente de negócios.
O governador Ratinho Junior (PSD) expressou otimismo em relação ao futuro econômico do estado, destacando os investimentos planejados para fortalecer ainda mais a economia paranaense. “O ano passado foi muito positivo para a economia. Alcançamos o maior número de população empregada da história, os números do PIB já divulgados apontam um crescimento bem expressivo e o porto bateu recorde de movimentação. Com os investimentos nas cidades e a infraestrutura que estamos programando para o futuro, o Paraná deve alcançar protagonismo ainda maior no cenário nacional”, disse o governador.
No setor agropecuário, por exemplo, houve um aumento de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em comparação com o ano anterior, segundo dados do IBGE. Além disso, o Paraná registrou uma redução contínua na taxa de desemprego em 2023, atingindo 4,8%, o menor nível desde 2014, conforme divulgado pela PNAD Contínua do IBGE.