Uma pesquisa recente conduzida pelo Paraná Pesquisas revelou a percepção dos brasileiros em relação aos preços nos supermercados durante o governo de Lula da Silva (PT). O levantamento, realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio de 2024, com 2.020 eleitores em 160 municípios do país, constatou que 55% dos entrevistados acreditam que os preços dos produtos “aumentaram” desde que Lula reassumiu a presidência.
Além disso, a pesquisa destacou que 22% dos entrevistados perceberam uma diminuição nos preços durante o governo de Lula, enquanto 20,2% relataram que os valores “ficaram como estavam”. Com uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos e um grau de confiança de 95%, o estudo fornece uma visão abrangente da percepção dos brasileiros em relação aos preços.
No mesmo contexto, o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) registrou um aumento de 0,45% em maio, acumulando alta de 3,23% nos últimos 12 meses. O avanço foi observado em cinco das sete capitais pesquisadas, com destaque para Salvador, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e São Paulo.