A mais recente pesquisa do instituto Ipespe, divulgada em 21 de maio, mostra que o governo Lula da Silva (PT) enfrenta rejeição de 54% da população brasileira. Apenas 40% afirmam aprovar a gestão petista, enquanto 6% não souberam ou preferiram não responder. Os dados revelam estabilidade na taxa de desaprovação desde março, enquanto a aprovação caiu um ponto percentual no mesmo período.
A sondagem também apontou que 44% dos entrevistados acreditam que o governo Lula tende a piorar nos próximos meses, contra 39% que esperam uma melhora e 16% que preveem continuidade no atual cenário. A percepção negativa é reforçada por outro dado do levantamento: 45% dos brasileiros consideram que as notícias sobre o governo têm sido majoritariamente desfavoráveis, enquanto apenas 19% as veem como positivas.
Entre os temas que mais marcaram o noticiário sobre o Governo Federal, 30% dos entrevistados mencionaram o escândalo envolvendo fraudes no INSS, seguido pela viagem de Lula à China (11%) e falas da primeira-dama Janja (3%). A pesquisa foi realizada com 2.500 pessoas em todo o país entre os dias 14 e 19 de maio, com margem de erro de dois pontos percentuais e nível de confiança de 95,45%.