O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu de disputar a reeleição em novembro. O democrata de 81 anos estava sob pressão de seu próprio partido nas últimas semanas, após um desempenho considerado desastroso diante de seu adversário, o republicano Donald Trump.
A saúde e a capacidade cognitiva de Biden vinham sendo questionadas dentro e fora da legenda. Alguns doadores haviam cancelado repasses financeiros à campanha, como forma de pressioná-lo a desistir.
“Acredito que é do interesse do meu partido e do país que eu desista e me concentre apenas no cumprimento dos meus deveres como presidente durante o resto do meu mandato”, afirmou em um comunicado oficial.
Minutos depois, Biden declarou apoio a Kamala Harris, atual vice-presidente do país, como candidata do Partido Democrata.
“Hoje quero oferecer todo o meu apoio e endosso para que Kamala seja a indicada do nosso partido este ano. Democratas – é hora de nos unirmos e derrotar Trump”, afirmou na rede social X.
Kamala disse estar honrada com o apoio recebido pelo atual presidente norte-americano e prometeu fazer tudo o que estiver ao alcance dela para unir a nação e vencer as eleições.