Na última terça-feira (14 de maio), usuários das redes sociais Instagram e Facebook relataram situações de frustração devido à lentidão e instabilidade no uso dessas plataformas. Problemas relacionados ao envio de mensagens, carregamento de feeds e visualização de perfis foram registrados no Instagram, ao passo que o Facebook também viu um aumento nos relatórios de dificuldades, afetando tanto usuários dos aplicativos móveis quanto da versão WEB.
O WhatsApp operou sem maiores interrupções, mantendo a normalidade de seu serviço e não registrando queixas significativas de instabilidade.
O início dos relatos sobre o problema de acesso ao Instagram foi marcado por um aumento significativo de reclamações no site DownDetector por volta das 21h30, onde usuários encontraram dificuldades diversas, desde a navegação até interações mais simples. Esta onda de instabilidade não passou despercebida e rapidamente se tornou um dos principais tópicos de discussão em outras plataformas, como Twitter, onde os usuários compartilhavam suas dificuldades e procuravam por soluções e informações.
Enquanto isso, no universo do Facebook, a situação não parecia ser muito diferente, com o site apresentando mais problemas do que o aplicativo.
Até o momento desta publicação, não foram divulgadas notas oficiais pelas empresas responsáveis sobre as causas específicas das falhas ou sobre as medidas que estariam sendo tomadas para a resolução destes problemas.