O Congresso já tem data para retomar as atividades legislativas. Câmara e Senado vão se reunir no dia 5 de fevereiro, a partir das 15h, em sessão para iniciar os trabalhos de 2024 após o recesso parlamentar. Entre as pautas que devem ser retomadas está a decisão enviada pelo governo que põe fim à desoneração da folha de pagamento por meio de uma polêmica Medida Provisória. A expectativa é que os Projetos de Lei, que agem sobre a Reforma Tributária e sobre as propostas que direcionam o uso da inteligência artificial, avancem neste primeiro semestre.
O Congresso está em recesso desde o dia 23 de dezembro. Ainda assim, há uma movimentação incomum para esse período entre os presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco diante da MP que provavelmente terá um final melancólico.
A previsão oficial de retomada dos trabalhos era para 2 de fevereiro, uma sexta-feira. Obviamente nossos “ilustres representantes” dariam aquele conhecido “jeitinho brasileiro” em busca de mais alguns dias de descanso.
O ano de 2024 mal começou, mas pelo visto não é cedo para uma conclusão em nada precipitada: tudo permanece igual na “velha república”.