A presidente do PT, Gleise Hoffman, usou novamente as redes sociais para atacar o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Segundo a deputada federal do (PT-PR), a parada da economia no final de 2023, quando o PIB (Produto Interno Bruto) apresentou resultado de 0% no último trimestre é culpa do Banco Central.
Gleise criticou a declaração de Campos Neto ao jornal Folha de São Paulo, onde ele defende maior autonomia do banco. “A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que dá autonomia ampla para o BC (Banco Central) quer submeter o Brasil a uma ditadura monetária”, criticou a presidente do PT.
Para Campos Neto, a independência total do BC “é um passo no sentido de aprimorar o arcabouço de autonomia” da instituição. “A PEC foi um trabalho que o BC apoiou. Vários diretores participaram do projeto. Tanto o BC como o Senado estão muito abertos para discutir com o governo” afirmou em entrevista à Folha, publicada neste domingo (3). “A gente precisa entender se tem alguma coisa que incomoda o governo no âmbito da governança. Temos muito espaço de manobra para acertar isso”, completou.
O presidente do BC disse estar disposto a sentar com o governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) para discutir a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que amplia a autonomia da autoridade monetária.