O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para Covid-19 durante uma viagem a Las Vegas, anunciou a Casa Branca nesta quarta-feira (17). O diagnóstico ocorre em um momento delicado para Biden, que enfrenta pedidos crescentes de colegas democratas para desistir de sua campanha de reeleição. Biden, de 81 anos, apresentava sintomas leves e se isolará em sua residência em Delaware, conforme informado pela secretária de imprensa Karine Jean-Pierre.
A doença de Biden complica ainda mais sua posição em um momento crítico, quando está perdendo terreno em estados chave para o republicano Donald Trump, que lidera uma convenção triunfante após sobreviver a uma tentativa de assassinato no último sábado. A pesquisa Reuters/Ipsos mostra que 40% dos eleitores democratas acreditam que Biden deveria abandonar a candidatura. O deputado democrata Adam Schiff declarou que é hora de Biden “passar a tocha” para outra pessoa, refletindo a insatisfação crescente dentro do partido.
Biden admitiu recentemente que reconsideraria sua candidatura se surgisse um problema médico, o que foi interpretado como uma abertura para possíveis mudanças. Enquanto os republicanos evitam ataques diretos, a notícia de seu diagnóstico foi recebida com comentários de que ele está “velho e já não pode mais”. Com a terceira infecção por Covid-19, a capacidade de Biden de responder aos críticos e demonstrar vigor para a campanha fica comprometida, aumentando as pressões para que ele dê um passo atrás.