O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, enviou um posicionamento aos deputados federais sobre as consequências de não se aprovar o Projeto de Lei que revoga a isenção de imposto de importação sobre produtos de até 50 dólares. Hang também reclamou da desigualdade tributária entre as empresas nacionais e estrangeiras.
“O que os nossos representantes precisam colocar em discussão é a ameaça aos postos de trabalho no Brasil. Nós, empresários, comerciantes e entidades não estamos pedindo um aumento de impostos, mas a igualdade e isonomia de mercado. Ou todos pagam, ou ninguém paga. Podemos também vender produtos com 50% de desconto se não pagarmos impostos” diz o documento assinado pelo empresário.
O PL já tramita na Câmara em regime de urgência. Ao relatar o projeto, o deputado Átila Lira (PP-PI) incluiu no relatório final uma proposta para acabar com a isenção de importações de itens com valores até 50 dólares. Se aprovada, a medida impactará diretamente nas compras feitas em sites como AliExpress, Shein e Shopee.
No entanto, a equipe econômica do atual Governo já se mostrou contraria a essa taxação.