O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou grande entusiasmo com o desempenho do partido ‘A Liberdade Avança’ nas eleições legislativas de meio de mandato na Argentina, que conquistou mais de 40% dos votos. Nesta segunda-feira (27), em sua rede Truth Social, Trump celebrou a vitória de Javier Milei, a quem chamou de “um candidato maravilhoso apoiado por Trump”, e o parabenizou pelo “trabalho maravilhoso” que estaria realizando.
O endosso de Trump ao líder argentino não é recente, tendo sido declarado como “total e completo” em meados de outubro durante um encontro na Casa Branca, quando o americano pediu abertamente o apoio dos eleitores a Milei. O suporte se materializou também em ações concretas: dias antes, os Estados Unidos tinham fechado um acordo de swap de 20 bilhões de dólares com o Banco Central da Argentina, além de iniciarem a compra direta de pesos. Trump chegou a vincular a continuidade dessa assistência financeira à vitória do grupo de Milei nas urnas.
Com o resultado eleitoral, o partido de Milei conseguiu ampliar sua representação no Congresso, garantindo 64 das 127 cadeiras em disputa na Câmara dos Deputados e 13 das 24 no Senado. O presidente argentino respondeu prontamente às felicitações de Trump, agradecendo pela confiança e chamando o americano de “um grande amigo da República Argentina”. Milei selou o agradecimento com o compromisso de lutar junto a Trump em defesa da “civilização ocidental”, ressaltando que as duas nações deveriam sempre ter mantido a aliança.










