O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que resolver o conflito entre Rússia e Ucrânia é prioridade em seu futuro governo.
“Ambos os países estão sofrendo perdas humanas incríveis. Centenas de milhares de soldados estão morrendo”, disse o republicano durante uma entrevista.
No último fim de semana, ele e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se reuniram junto do presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris, na França. Os três líderes classificaram o encontro como positivo para um avanço que traga paz à região. Trump já deu sinais de que pode reduzir ou acabar com a ajuda a Kiev ao voltar à Casa Branca, mas agora optou pelo discurso mais direto sobre o tema.
O norte-americano também falou sobre o atual momento de tensão no Oriente Médio: “Há muitas crises no mundo. Nos últimos dias, tivemos uma nova na Síria. Eles terão de gerir sozinhos porque não estamos envolvidos lá. O Oriente Médio também é uma grande prioridade, mas penso que é uma situação menos difícil de gerir do que a Ucrânia e a Rússia”, ressaltou.
Donald Trump toma posse no dia 20 de janeiro.