Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato pelo Partido Republicano, anunciou nesta segunda-feira (26) que está considerando cancelar sua participação no próximo debate presidencial com a vice-presidente Kamala Harris, organizado pela ABC News. Trump afirmou que a emissora estaria favorecendo Harris, colocando em dúvida a imparcialidade do evento, marcado para o dia 10 de setembro. O republicano criticou a ABC por supostamente alterar as regras do debate para beneficiar sua adversária.
Trump, ao comentar sobre sua preparação para o debate, disse que não está dedicando muito tempo ao preparo, afirmando que “toda a minha vida estive me preparando para um debate”. Ele também expressou descontentamento com a possibilidade de os microfones serem desligados durante as falas dos candidatos, como ocorreu em debates anteriores, sugerindo que preferiria que os microfones ficassem ligados durante todo o evento.
Em resposta, o porta-voz de Kamala Harris, Brian Fallon, afirmou que o debate segue conforme o planejado e minimizou as preocupações de Trump, insinuando que o ex-presidente estaria usando a questão dos microfones como desculpa. Fallon ainda reiterou que Harris está pronta para o encontro. A vice-presidente também declarou em seu perfil no X (ex-Twitter) estar ansiosa para o debate, que será o primeiro entre os dois candidatos.