O tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos ao Brasil, que deve entrar em vigor a partir de agosto, tem potencial de eliminar 538.270 postos de trabalho no país, considerando empregos formais e informais. E isso pode acontecer no curto prazo, em até dois anos. A estimativa é da Federação das Indústrias de Minas Gerais.
O estudo projeta ainda que a medida de Donald Trump tem o poder de reduzir o PIB brasileiro em 0,4%, o equivalente a R$ 47 bilhões de reais. Essa decisão também deve impactar a exportação de setores importantes, como siderurgia, transporte e madeira. A fabricação de equipamentos de transporte, por exemplo, pode encolher 23%, enquanto a produção siderúrgica deve registrar queda de mais de 12%.
Quando trazemos esse tema mais para próximo da população, o impacto se mostra ainda mais gigante. O consumo das famílias pode recuar 0,67% e a arrecadação de impostos deve perder R$ 1,3 bilhão.
A Fiemg alerta que o cenário pode se agravar se houver retaliação do Brasil. Por isso, há urgência de negociar quanto antes com os norte-americanos.