O Supremo Tribunal Federal lançou a MARIA, ferramenta de inteligência artificial para remodelar a produção de conteúdo da Corte. A novidade pode gerar automaticamente minutas de ementas, com o resumo do entendimento do ministro sobre a matéria em questão. Também deve auxiliar no resumo de relatório de ministros e melhorar a qualidade processual em sua totalidade, ao auxiliar na identificação de erros e inconsistências nos textos.
O desenvolvimento foi possível após o chamamento público feito pelo Tribunal, iniciado em novembro de 2023, para que empresas apresentassem protótipos de soluções com foco nessa tecnologia.
“A Maria é a primeira ferramenta do STF que utiliza a inteligência artificial generativa, que é aquela inteligência capaz de produzir, de gerar conteúdos e que elabora textos. É uma iniciativa pioneira que começamos a programar há algum tempo e é um marco do compromisso do Supremo com a modernização e com a utilização de inteligência artificial no âmbito do Judiciário”, disse o entusiasmado ministro Luís Roberto Barroso, presidente do STF.
Fonte: Supremo Tribunal Federal