A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest revelou que 66% dos brasileiros rejeitam uma eventual candidatura de Lula da Silva (PT) em 2026. O número representa um avanço da desaprovação, que era de 62% em março e 52% em janeiro, indicando uma tendência clara de desgaste do atual governo, marcado por escândalos administrativos. Apenas 32% dos entrevistados afirmam apoiar a ideia de Lula disputar mais um mandato, número inferior aos 35% registrados anteriormente. A pesquisa foi realizada entre 29 de maio e 1º de junho com 2.004 pessoas maiores de 16 anos. O estudo tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 2%.
A rejeição ao petista é mais acentuada entre os eleitores de centro e de direita. Entre os que se declaram sem posicionamento político, 73% se opõem à volta de Lula às urnas. Já entre os bolsonaristas, a oposição chega a 95%. Em contraste, o apoio ao líder da esquerda é expressivo apenas entre os que se identificam como lulistas ou petistas, com 84% a favor da reeleição. Mesmo entre simpatizantes da esquerda, mas que não apoiam diretamente o PT, o apoio não é unânime: 61% são favoráveis à nova candidatura, enquanto 37% são contra.
O levantamento também testou cenários para as eleições presidenciais e mostra que Lula não lidera com folga em nenhum deles. O petista empata tecnicamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e com outros nomes da centro-direita, como Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Jr. (PSD) e Eduardo Leite (PSD).











