A Polícia Civil de São Paulo realizou a prisão de Gabriel Donadon Loureiro Pereira, de 28 anos, filho de Anderson Lacerda Pereira, conhecido como Anderson “Gordão”, apontado como um dos líderes do tráfico de drogas no Brasil, ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação, denominada “O Herdeiro”, aconteceu na noite de segunda-feira.
Gabriel assumiu as operações ilícitas de seu pai, que se encontra detido na Penitenciária 2 de Presidente Venceslau desde setembro do ano passado, quando foi capturado em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. O paradeiro de Gabriel estava desconhecido desde 2020, quando autoridades identificaram que ele havia viajado para Cochabamba, na Bolívia, retornando ao Brasil há aproximadamente um mês.
Agentes da polícia receberam informações sobre o deslocamento do filho do narcotraficante para Mogi das Cruzes em uma caminhonete Fiat Toro e o abordaram por volta das 19h15 na Rodovia Ayrton Senna, nas proximidades de Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. Gabriel portava documentos falsos.
Gabriel Donadon Loureiro Pereira desempenhava um papel central na estrutura da organização criminosa liderada por seu pai, enfrentando acusações que incluem homicídio, porte ilegal de arma, receptação, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Além disso, seu nome constava na lista vermelha da Interpol desde 2020, quando se tornou réu em um processo por lavagem de dinheiro na Justiça de Guarulhos, na Grande São Paulo.
As investigações também apontam que Anderson Gordão teria enviado grandes quantidades de cocaína para a Europa e que ele estabeleceu clínicas médicas e odontológicas na Grande São Paulo, bem como adquiriu 15 residências de alto padrão em Arujá, na região metropolitana.