O empresário Pablo Marçal se tornou réu pela Justiça de São Paulo por liderar uma expedição com cerca de 60 pessoas ao Pico dos Marins, na Serra da Mantiqueira, em janeiro de 2022. Na denúncia, o ex-candidato à prefeitura da capital colocou a vida das pessoas em risco naquele momento ao ignorar os alertas climáticos na região. Além disso, muitos não estavam com equipamentos nem vestimentas adequados para a trilha.
“A decisão da juíza segue o rito processual regular, considerando que foi proposto um acordo de não persecução penal, que previa o reconhecimento de responsabilidade pela organização da caminhada, o que não condiz com a verdade. Esse acordo foi recusado por nossa parte, uma vez que não há qualquer materialidade ou prova que aponte Pablo Marçal como organizador ou responsável pelo evento”, diz a defesa de Marçal.
Durante o trajeto, houve chuva intensa, neblina e ventos fortes. Uma equipe de resgate precisou ser acionada durante a madrugada. Segundo o Ministério Público, mesmo diante de condições adversas, o réu incentivou os participantes a continuar.