O mercado financeiro global opera em forte alta nesta terça-feira (16), impulsionado pela expectativa de que o Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, anuncie um corte de juros. Em um cenário de otimismo, o ouro ultrapassou a marca de US$ 3.700 por onça, enquanto o índice de ações asiáticas da MSCI atingiu um novo recorde.
As bolsas americanas refletem o sentimento do mercado, com os futuros do índice Nasdaq avançando 0,4% no pré-mercado e os do S&P 500 subindo 0,2%. O movimento de alta é impulsionado principalmente pelo setor de tecnologia, que tem se mostrado sensível às taxas de juros e se beneficia do entusiasmo com o potencial de lucros da inteligência artificial.
As expectativas de um corte de 25 pontos-base na taxa de juros pelo Fed, previsto para esta quarta-feira (17), levaram o dólar ao seu nível mais fraco desde julho. Em contraste, o euro se fortaleceu, aproximando-se de seu ponto mais alto em quatro anos, refletindo a divergência de políticas entre o Fed e o Banco Central Europeu, que já sinalizou o fim de seu ciclo de flexibilização.
Ainda nesta terça-feira (16), o mercado aguarda a divulgação de dados de vendas no varejo dos EUA referentes a agosto, com uma previsão de alta de 0,2%. Embora os dados possam trazer um certo risco, analistas apontam que seria necessária uma grande surpresa para alterar a percepção do mercado, que está focado na iminente decisão do Fed.
Fonte: Blomberg.