A oposição no Senado decidiu concentrar esforços no impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como pauta prioritária para o segundo semestre. O anúncio foi feito pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), durante coletiva de imprensa convocada pelo Partido Liberal (PL) nesta segunda-feira (21), na Câmara dos Deputados. Segundo Damares, a estratégia visa mobilizar parlamentares e a opinião pública contra o que classifica como abusos institucionais do magistrado.
Entre as ações criticadas por Damares estão a prisão de duas idosas (uma de 71 e outra de 74 anos) e o bloqueio de salários de familiares de réus condenados por Moraes, o que, segundo ela, compromete o sustento de crianças pequenas. “É ou não é violação de direitos humanos?”, questionou a senadora, que também apontou impactos econômicos nas decisões do ministro. A parlamentar ainda afirmou que “o mundo inteiro está olhando” as medidas do STF com preocupação.
A articulação da oposição será liderada pelo PL, com o apoio de siglas como Republicanos, Progressistas, União Brasil, Novo e PSB, e seguirá ativa mesmo durante o recesso parlamentar. Damares reforçou que o foco será manter a pressão para uma votação rápida do processo de destituição de Moraes. “A pauta única da oposição será a votação imediata do impeachment”, afirmou.