Lula libera entrada de chineses no Brasil sem exigência de visto

Redação 011
2 Min
Lula libera entrada de chineses no Brasil sem exigência de visto
foto: Ricardo Stuckert/ PR

Cidadãos chineses poderão ingressar no Brasil sem a necessidade de visto de curta duração, conforme decisão anunciada por Lula em conversa telefônica com Xi Jinping na quinta-feira (22). A medida foi divulgada pelo Palácio do Planalto na sexta-feira (23) e representa uma reciprocidade à política chinesa, que desde 2025 já havia concedido isenção a brasileiros. O Governo Federal afirma que a iniciativa está vinculada ao fortalecimento da cooperação em áreas chamadas de “fronteira do conhecimento”.

O benefício concedido pelo governo Lula ocorre em meio ao avanço da política externa chinesa na América Latina. Desde junho de 2025, cidadãos brasileiros já podiam entrar na China sem visto, inicialmente por um ano, prazo depois ampliado até dezembro de 2026. Além do Brasil, outros países da região, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai, também foram incluídos na lista de 45 nações contempladas pela decisão unilateral de Pequim. O objetivo declarado é ampliar o intercâmbio de pessoas em setores como turismo, negócios e educação.

Durante a ligação de cerca de 45 minutos, Lula e Xi Jinping discutiram a intensificação da parceria bilateral e reafirmaram compromissos em áreas como infraestrutura, transição ecológica e tecnologia. O petista destacou que Brasil e China têm papel central na defesa do multilateralismo e do livre comércio, enquanto o líder chinês sugeriu que os dois países recusem o convite para integrar o Conselho da Paz criado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Segundo a agência estatal Xinhua, Xi afirmou que a conjuntura internacional é “turbulenta e instável” e defendeu que Brasil e China escolham “o lado certo da história”.

Com informações da Agência Brasil.

TAGS:
Compartilhe este artigo