Lula é reprovado por 49,8% dos brasileiros neste momento e atinge a pior avaliação de seu Governo. É o que mostra uma pesquisa feita pela AtlasIntel e encomendada para a Bloomberg News. O péssimo momento da economia, com inflação fora da meta, dólar disparado e a total falta de um controle dos gastos, fez a população abrir os olhos para a realidade enfrentada no país. Para se ter uma ideia, quase 70% dos entrevistados apoiam um ajuste fiscal mais rigoroso.
O estudo aponta que 48% ainda aprovam a atual gestão, mas é a primeira vez na qual a avaliação negativa supera a positiva neste terceiro mandato. Mais da metade dos entrevistados descreveu a situação econômica como ‘ruim’, cerca de 1/3 como ‘boa’ e ‘normal’ para 15%.
O estado de saúde do petista, que passou recentemente por uma cirurgia cerebral de emergência, não aliviou o sentimento geral. Apesar de a reforma ministerial já ter começado, não se fala, por exemplo, em uma redução do número de pastas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, até pouco tempo estava planejando férias para janeiro – apesar da crise generalizada. Tudo isso refletiu nos dados acima.
A AtlasIntel entrevistou 2.873 pessoas entre 26 e 31 de dezembro. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.