Lula (PT) reconheceu os esforços do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na busca por uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia. Durante entrevista após o Fórum Brasil-Vietnã, no último sábado (29), o petista declarou que o republicano “está no caminho certo” ao buscar negociações diretas para um cessar-fogo, algo que não foi realizado na gestão de Joe Biden. Segundo Lula, Trump tomou a iniciativa que deveria ter partido do governo democrata.
A atuação do ex-presidente norte-americano resultou em um acordo firmado na última semana, mediado pelos EUA, que prevê a interrupção de ataques a embarcações no Mar Negro e a instalações de energia. O Kremlin confirmou que o tratado terá validade de 30 dias. Além disso, Washington se comprometeu a auxiliar a Rússia na recuperação do acesso ao mercado de fertilizantes e a Ucrânia na troca de prisioneiros de guerra, garantindo avanços na busca por uma trégua.
O ditador russo, Vladimir Putin, também elogiou Trump pelo empenho diplomático e criticou a postura da União Europeia, que, segundo ele, ignorou negociações diretas com Moscou. Putin defendeu a criação de um governo provisório na Ucrânia para facilitar um acordo de paz, já que considera ilegítima a permanência de Volodymyr Zelensky no poder. Enquanto isso, Lula afirmou que pretende dialogar com Zelensky nesta semana para discutir a guerra, reforçando sua defesa por uma negociação ampla com a participação de diversos países.