Lula afirma que Bolsonaro perderia para ele novamente em 2026 caso consiga concorrer

Redação 011
2 Min
Bolsonaro desponta como favorito para presidente em 2026, segundo Paraná Pesquisas
foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (5) que derrotará Jair Bolsonaro (PL) caso o ex-presidente consiga autorização da Justiça para disputar a eleição de 2026. Durante entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula declarou que Bolsonaro “vai perder outra vez” se for candidato. O petista também criticou o pedido de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, dizendo que aqueles que buscam perdão antes da condenação “não acreditam que são inocentes”.

Apesar da confiança demonstrada por Lula, pesquisas recentes indicam um cenário diferente. Segundo levantamento recente do instituto Paraná Pesquisas, Bolsonaro lidera numericamente em um embate direto contra Lula, com 37,3% contra 34,4% das intenções de voto, embora a margem de erro de 2,2 pontos percentuais indique um empate técnico. Quando o nome de Pablo Marçal (PRTB) é incluído na pesquisa, a disputa entre Lula e Bolsonaro fica ainda mais equilibrada, com ambos aparecendo praticamente empatados.

Bolsonaro, no entanto, está atualmente inelegível até 2030, devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que o condenou por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A inelegibilidade, no entanto, ainda pode ser revista, e no Congresso existem projetos para reverter o quadro de inelegibilidade imposto ao líder da direita, como a recente proposta que visa reduzir de 8 para 2 anos o periodo de inelegibilidade por faltas eleitorais, o que poderia tornar Bolsonaro elegível novamente.

- Publicidade -

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.

Compartilhe este artigo

Boletim 011 News

Inscreva-se para receber conteúdo incrível em sua caixa de entrada, todos os dias.

Leia nossa política de privacidade e Termos de Uso para mais informações. Respeitamos a LGPD.