O líder do Republicanos na Câmara, o deputado federal Hugo Motta, afirmou durante entrevista que o partido não vai alterar a ‘postura de independência’. A declaração ocorre depois que o deputado Silvio Costa Filho se tornou o novo ministro de Portos e Aeroportos: “O Republicanos mantém a sua postura de independência junto ao governo. Nós não vamos alterar a nossa postura de independência”, afirmou.
O parlamentar garantiu que a entrada do Republicanos no primeiro escalão do Executivo vai estimular os parlamentares em votações importantes. Marcio França (PSB) deixou Portos e Aeroportos para assumir o novo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte: “O partido sempre teve muita responsabilidade na análise dos temas que são tratados no Congresso Nacional. Silvio se dá bem com todos os deputados, temos confiança de que fará um grande trabalho, mas isso não altera a postura de independência do partido”, concluiu
Mas a afirmação de Motta vai de encontro com o que declarou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ao afirmar que o Partido Progressista (PP) e Republicanos agora fazem parte da base de apoio do governo Lula (PT). Lira ressaltou que, com a entrada dos partidos, a base de apoio ao petista na Casa deve ficar entre 340 e 350 votos, sendo suficiente para aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
Somente daqui por diante será possível saber qual dos dois está com a razão.