Candidatos do Partido dos Trabalhadores enfrentam problemas nas eleições municipais deste ano, com a queda da popularidade de Lula (PT) e a ascensão dos governadores da centro-direita em importantes estados do Brasil. Segundo pesquisa Quaest em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás, os governadores locais têm avaliações positivas substancialmente maiores que a de Lula, tornando-se os principais “porta-aviões” para as eleições municipais.
No Paraná, o governador Ratinho Jr (PSD) ostenta 79% de aprovação, contrastando com a reprovação de Lula por 54% dos paranaenses. Em São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) possui 62% de aprovação, enquanto Lula caiu para 50%. Em Minas Gerais, candidatos ligados ao governador Romeu Zema (Novo) podem aproveitar o apoio de 63% ao líder mineiro, fazendo com que os cabos eleitorais da oposição ao petismo sejam mais fortes do que o próprio Lula.
Além disso, Lula enfrenta críticas por vetar a decisão do Congresso que extingue a “saidinha” de criminosos. A rejeição ao petista também se reflete em Guarujá, onde o petista foi acusado de ganhar um rico triplex e é desaprovado por 55,3% do eleitorado, revela um levantamento recente do Instituto Paraná Pesquisas.