Fed mantém juros e desafia pressão de Trump

Redação 011
1 Min
Fed mantém juros e desafia pressão de Trump
foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Federal Reserve, que atua como o Banco Central dos Estados Unidos, decidiu manter a taxa de juros da maior economia do mundo inalterada entre  3,50% e 3,75% ao ano. O comunicado do Fed também não deu pistas sobre quando pode ocorrer uma nova redução dos juros, como vinha pressionando o presidente Donald Trump.

O movimento da autoridade monetária dos EUA interrompeu um ciclo de três cortes consecutivos. Na reunião anterior, em 10 de dezembro, o Fed havia reduzido a taxa em 0,25 ponto percentual.

Essa primeira decisão sobre os juros em 2026 ocorreu em meio à crescente pressão sobre Jerome Powell, que preside o Federal Reserve, além do processo enfrentado pela diretora Lisa Cook, que enfrenta um julgamento na Suprema Corte do país.

“A incerteza sobre as perspectivas econômicas permanece elevada. O Comitê está fortemente empenhado em apoiar o máximo emprego e retornar a inflação à sua meta de 2%. Em apoio aos seus objetivos, o Comitê decidiu manter a meta para a taxa de juros dos fundos federais entre 3,5% e 3,75% ao ano”, informou a instituição norte-americana.

Compartilhe este artigo