O presidente da Câmara, Arthur Lira, participou de jantar organizado pelo grupo Esfera Brasil e ouviu uma série de críticas à insegurança jurídica no País. O principal ponto de reclamação é a política contrária a qualquer tipo de privatização imposta por Lula. Representantes do setor de energia estavam entre os mais aflitos após a aprovação da urgência do projeto que submete ao Congresso a prorrogação das concessões.
Fontes garantem que Lira foi de fato pressionado e, após isso, tentou tranquilizar a todos reforçando, com clareza, a preservação de investimentos já feitos e tentou afastar o temor da insegurança – esse já considerado um ‘fantasma’ que insiste em rondar o Brasil de hoje. Outro ponto tocado pelo parlamentar teria sido a diversidade de pensamento do Congresso, que deve assegurar o espaço para todos.
A Esfera Brasil é uma organização criada para fomentar o pensamento e o diálogo sobre país e reúne empresários, empreendedores e a classe produtiva. O grupo inclusive se diz independente e apartidário.
O evento estava repleto de empresários e banqueiros. Além do presidente da Câmara, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também marcou presença.