Uma publicação do ministro da Justiça Flávio Dino após a chegada dos repatriados da Faixa de Gaza, chamou atenção da Confederação Israelita do Brasil.
Dino compara a saída das 32 pessoas resgatadas da área de conflito da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, com uma passagem bíblica do Novo Testamento, que narra a fuga de José e Maria para o Egito com o menino Jesus.
“Evangelho de Mateus 2:13 – um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”.
Dino complementa : ” Que o Brasil seja esse “Egito” bíblico para as crianças que vi descerem a escada do avião ontem à noite. E que os Herodes, todos eles, parem de massacrar as crianças, todas elas. Em meio às densas trevas, os voos humanitários, determinados pelo presidente Lula, salvaram aproximadamente 1.500 pessoas, que voltaram a ter luz, esperanças e sonhos”.
A Confederação Israelita do Brasil criticou as palavras do ministro e em nota disse : “Num momento tenso como este, com autoridades brasileiras ligadas ao seu próprio Ministério desbaratando planos terroristas em solo brasileiro, o ministro Dino deveria estar focado em manter a segurança e a convivência harmônica na sociedade brasileira”.
Ainda segundo a confederação, Dino estimula o antissemitismo e o discurso de ódio com a publicação.