O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) venceria Lula (PT) na disputa pela presidênciade 2026, em um eventual segundo turno. É o que mostra o levantamento feito pelo Paraná Pesquisas. Bolsonaro aparece com 45,7% ante 42,2% de seu adversário. A pergunta feita pelo instituto foi a seguinte: “Se as eleições para Presidente do Brasil fossem hoje e os candidatos fossem somente Lula e Jair Bolsonaro, em quem o(a) Sr(a) votaria?”.
No entanto, Lula venceria tanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, quanto o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Diante disso, não restam dúvidas de que o petista fará o possível para manter o líder da Direita no país inelegível até lá.
Em um cenário de primeiro turno, Bolsonaro (37,3%) também aparece na frente de Lula (34,4%), mas sem a presença do candidato Pablo Marçal (PRTB) no pleito. Nos outros cenários estimulados, o petista leva vantagem.
O Paraná Pesquisas ouviu 2.018 pessoas entre os dias 7 e 10 de janeiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.