O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou Lula por suposta falha do petista em negociar com o Hamas a libertação de Michel Nisenbaum. O brasileiro de 59 anos foi morto pelo grupo terrorista em 9 de outubro de 2023. Israel anunciou que encontrou o corpo de Nisenbaum na última sexta-feira (24). Na rede X, Bolsonaro disse que o petista não se empenhou ou não foi ouvido pelos extremistas.
“O Hamas executou o refém brasileiro e Lula, mais uma vez, não foi ouvido (se é que ele se empenhou) pelos seus amigos terroristas. – Lembro que a senadora colombiana Ingrid Betancourt, foi sequestrada pelas FARC em 2002 e libertada somente em 2008. O Foro de São Paulo foi fundado em 1990 por Lula, Fidel Castro e as FARC. Os narcoterroristas também ignoraram Lula”, postou o líder da Direita.
Bolsonaro citou o caso da ex-deputada e ex-senadora Ingrid Betancourt. Em 2002, ela foi sequestrada pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia e mantida refém em cativeiro na selva colombiana até 2008. Também relacionou as Farc com o Foro de São Paulo, fundado em 1990 por Lula e pelo ex-presidente de Cuba Fidel Castro (1926-2016).
Na última semana, Lula apenas lamentou o que aconteceu com Nisenbaum.
O brasileiro teria sido assassinado no momento de sua captura.
O corpo dele foi sepultado em Israel.