Embora o Twitter não esteja classificado entre as 10 marcas mais valorizadas, para a consultoria global Brand Finance, a perspectiva para a plataforma de mídia social é promissora. Segundo o relatório da consultoria, os “líderes de opinião altamente instruídos” são apontados como os usuários mais importantes do Twitter, impulsionando, assim, o aumento do valor de sua marca. Richard Haigh, diretor da Brand Finance, destaca que o interesse de Elon Musk no Twitter e os bilhões que ele está disposto a investir na plataforma são, em grande parte, reflexo da força da marca.
O anúncio do Twitter em substituir o icônico pássaro azul por uma X tem gerado grande controvérsia. Porém, especialistas em branding ressaltam que essa mudança estratégica busca alinhar estreitamente as marcas Twitter e Musk, o que pode ser mutuamente benéfico em uma economia dominada pela atenção. Gustavo Hansel, CEO da GH Branding e especialista em branding, destaca que o movimento segue uma lógica conhecida, a arquitetura estratégica da marca. A mudança visa evidenciar a sinergia entre as empresas do grupo liderado por Musk, bem como reforçar uma visão coletiva com propósitos alinhados, e abrir espaço para possíveis mudanças no modelo de negócios da plataforma.
Enquanto algumas celebridades ensaiam um movimento de saída do Twitter, a plataforma mantém sua influência entre jornalistas, políticos e figuras de relevância na sociedade. A decisão de modificar o logo, apesar de inestimável em valor gráfico, representa uma estratégia para reconfigurar a identidade da marca, alinhando-se aos demais empreendimentos de Elon Musk. Ainda é difícil prever até que ponto o movimento influenciará a plataforma, especialmente considerando que não existem alternativas com um perfil semelhante no mercado. A atenção agora está voltada para o impacto dessa mudança e como ela contribuirá para o futuro do Twitter no cenário das redes sociais.