Deputados de oposição ao atual Governo do PT conseguiram as 171 assinaturas necessárias para criar a CPI do INSS. O objetivo da comissão é investigar as fraudes bilionárias descobertas na instituição e que se potencializaram nos últimos dois anos. O requerimento é do deputado federal Coronel Chrisostomo (PL-RO) e, nos bastidores, já é chamada de CPI do roubo dos aposentados. Segundo o próprio parlamentar, o montante desviado coloca o tema como extremamente relevante para uma investigação no Congresso.
“Vamos mostrar para o Brasil que essa CPI vale a pena, porque é a favor dos aposentados”, disse o Coronel em Plenário. Para uma CPI ser instalada, é necessário o apoio de pelo menos um terço dos membros da Câmara. Após isso, são indicados os membros da comissão. Mas tudo vai depender da análise do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pode engavetar ou avançar com o texto.
Uma investigação apontou desvios de R$ 6,3 bilhões por meio de descontos não autorizados dos beneficiários do INSS nos últimos anos.
“ATENÇÃO!!! A CPI DO ROUBO DOS APOSENTADOS VAI ACONTECER!!! Alcançamos o número de assinaturas para abertura. Precisamos saber colocar na cadeia esses criminosos e devolver o dinheiro do aposentado e pensionista brasileiro!!!”, postou Chrisostomo na rede social X.