O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), manifestou preocupação em relação às consequências para a segurança jurídica após o bloqueio das contas da Starlink. A medida foi tomada após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que suspendeu a plataforma X. O parlamentar reforçou que a Starlink e o X são plataformas distintas, o que gera apreensão entre investidores e empresários no Brasil. Além disso, Lira abordou a crescente pressão para uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigue possíveis abusos de autoridade tanto do Supremo quanto do Tribunal Superior Eleitoral.
“A demanda jurídica que há em torno do X não deveria nunca ter extrapolado para haver bloqueio de contas da empresa Starlink. Esse é um pensamento individual que eu terei. Se, no escândalo da Americanas, fôssemos bloquear a conta da Ambev, não seria correto”, afirmou.
Assim que soube das palavras de Arthur Lira, o sul-africano Elon Musk usou seu perfil no X para agradecer a manifestação de apoio. As contas da Starlink, empresa do bilionário que fornece internet via satélite, foram bloqueadas por Moraes com o intuito de garantir o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira contra o X.